Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Sistema educacional, escola na Finlândia e alternativas em Portugal

Olá!

Depois de algum tempo sem passar por cá, trago um tema que não é muito habitual por aqui, mas sobre o qual tenho pensado muito...

Como sabem tenho 2 filhotes ainda "pequeninos" mas que, a mais velha, no próximo ano já vai entrar para a escola primária... (quando é que o tempo começou a voar, que eu quase não dou por ele?)

Tenho visto os "filmes" que por aí andam com os rankings das escolas, mais as médias dos melhores alunos, e as médias dos piores alunos, sempre num espirito de competição, num espirito de números, sem muitas vezes se olhar para o que é feito para atingir esses números... Sem pensar nas consequências de traduzir tudo em números...

Se, a nível empresarial acho que pessoas são pessoas que podem trazer valor, e não um recurso associado a um número, como normalmente são vistas...
A nível de vida escolar não acho que se esteja a ir no caminho certo... Acabo por perceber que, a forma com que muitas das coisas são ensinadas educam para a desigualdade, para o rebaixamento e muitas vezes mesmo sem querer...

As crianças são únicas... Cada criança é única, tem o seu tempo e a sua forma de desenvolvimento... E nós simplesmente não respeitamos...

Ainda no ano letivo passado troquei o infantário onde os meus filhoes estavam por não concordar com o que estava a ser feito e muita gente achou que simplesmente estava doida... Eu simplesmente não aceitei que pressionassem a minha filha, na altura com 4 anos, a que soubesse identificar os números de um a 10 quando aparecem em imagens (que estavam afixadas na parede da sala). E se muitos me dizem "mas já todos os meninos de 4 anos o fazem" eu respondo "E daí?"... Há um sitio para aprender números e letras, e esse sitio é a primária... Se o objetivo daquele infantário era que os meninos aos 4 anos já soubessem "ler e escrever" então não era para mim... Sempre defendi, e continuo a defender, que se a criança naquele momento quer aprender determinada coisa, nada contra a ensinar e a explicar, mesmo sendo algo que não ache adequado, se está a perguntar é porque já está preparado para uma primeira abordagem, se não penso que é cedo para obrigar.... Mas lá está, é a minha opinião e vale o que vale... Para a maioria dos pais com quem conversei sobre o assunto, achavam sempre muito bem que os miudos aprendessem muito mais que assim estariam mais preparados para a primária...
Será mesmo assim? ou apenas estariamos a arranjar forma de os miudos acharem a primária uma "seca" pois não lhes estava a mostrar nada de novo?

E depois deparo-me com outros sistemas de ensino, outros métodos...
Como o video abaixo, que fala do sistema de ensino finlandês...



E se achamos "ok, Finlândia é um país nordico, e têm muitas coisas que não temos, a realidade é diferente de cá", podemos ver um caso bem nacional e exemplo seguido por muitas outras escolas a nível mundial... E sim, é uma escola publica...

 

Quem tinha conhecimento?
Quem concorda/discorda?
O que acham sobre isto?
Também pensam no assunto? O que concluiram?
Contem-me coisas... Quem já passou por esta fase, o que acham?

Obrigada, e até breve!

Aqui fica também o Hino da Escola da Ponte

"Aprender a Estudar
Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas,
É também aprender a ser livre e sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante e, às vezes urgente,
Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever, mas também a crescer, mas também a sonhar.
É preciso aprender a viver, aprender a estudar.
Estar na Escola da Ponte é estudar,
Estar contente consigo é estudar,
Aprender com os outros, aprender contigo,
E ter um amigo também é estudar.
Estudar também é repartir, também é saber dar
O que a gente souber dividir, para multiplicar.
Estudar é escrever um ditado, sem ninguém nos ditar.
E, se um erro nos for apontado, é sabê-lo emendar.
É preciso, em vez de um tinteiro, ter uma cabeça que saiba pensar,
Pois, na escola da vida, primeiro, está saber estudar.
(Adaptado de um poema de José Carlos Ary dos Santos e de uma melodia de Fernando Tordo)"

4 comentários:

  1. Onde é que eu assino?! ;) Posso ser sincera e dizer que agora não estou com tempo para ver os vídeos? Mas sei do que falas e preciso de partilhar a minha opinião contigo. Sim, já me debati muito sobre este assunto, já me fundamentei muito, já discuti muito e a verdade é que o poder da sociedade onde nos inserimos é muito forte. E diante de forças maiores, acabamos por ir na onda, mesmo que não concordemos com ela. Não concordo com o nosso sistema de ensino. Não mesmo. Mas às vezes também me pergunto se haverá sistema de ensino perfeito... Não há sistemas perfeitos, porque qualquer sistema é inventado por pessoas, e pessoas são imperfeitas... Muito pensei no homeschooling mas a verdade é que deixei de ter condições para o praticar e muito gostaria que o meu pequeno pudesse fugir ao sistema em vigor em Portugal. Não concordo com a concorrência, com a competição, com a exclusão por grupos, com o empinanço de matérias que não vão servir para nada, com o passar tempo ininterrupto num edifício que não é deles. Mas como me senti sozinha nas minhas opiniões e as minhas condições de vida me levaram a fazer opções, a minha escolha foi deixá-lo continuar a ir no barco e tirar proveito da situação porque sim, acredito que todas as situações têm o seu lado positivo. E aproveito da maneira como já transcrevi num texto que publiquei há poucos dias. Assim, explico-lhe que, mais do que matéria, ele está a aprender a persistência, o empenho, o trabalho, o auto-conhecimento, a solidariedade, etc. Mas se optares pela alternativa, dou-te os meus parabéns pela decisão e pela coragem e digo-te: sê fiel àquilo em que acreditas e serás recompensada. E partilha isso com todos, porque muitos estão desejosos por saber que a alternativa é possível! Beijos e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida!
      Obrigada pelas tuas palavras... Ultimamente, todos os anos/meses/dias têm sido de mudanças, aos mais diversos niveis... a vida vai dando voltas e temos que nos adaptar... dê por onde der...
      Este post foi uma forma de por os pensamentos em papel... Sabias que a escola da ponte está inserida num agrupamento de escolas? Que pertence ao ministério da educação? e o que eu digo que pertence a um agrupamento de escolas é: sabes as escolas novas construidas há algum tempo em que são pavilhões enormes cheios de salas em que vão os miudos todos? a Escola da Ponte está num edificio desses, num edificio funciona a escola da Ponte e nos restantes a "escola normal"...
      Não sei que voltas a vida vai dar, não sei que decisão vou tomar, mas tenho a certeza que a que tomar será a melhor de acordo com os meus recursos e disponibilidade no momento...
      Às vezes cansa "ser diferente", parece que se está sempre "contra qualquer coisa"... por outro lado, por vezes em conversa com outros pais encontro alguns que partilham as mesmas dúvidas... E sim, quando somos fieis àquilo em que acreditamos, tudo corre melhor... Mas isso dava para outro post... pode ser que um dia fale sobre isso :)

      Beijinhos e mais uma vez, obrigada pela partilha!

      Eliminar
  2. Olá, o meu namorado costuma dizer que as escolas só servem para nos escravizar mais perante o sistema. Por ele nunca colocaríamos as miúdas na escola e arranjávamos um tutor. :D
    Como não é fazível claro que elas vão para a escola (ainda são pequeninas) mas vou tentar ensinar as coisas em que acredito, mesmo que não vão ao encontro do que é dito na escola.
    Para já se os pais forem atentos e participantes ativos na educação dos filhos, já é meio caminho andado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo com o que dizes...
      Não sou muito apologista do "não podes vencer, junta-te a eles... mas há alturas que mais vale tentar dar a volta...
      Ainda tenho um ano para pensar no que fazer e como fazer, mas estou muito tentada a optar pela alternativa que tenho disponivel, se for possível na altura...
      Beijinhos e Obrigada pela visita!

      Eliminar